Discos | Vinicius de Moraes

Discos

Esta discografia cobre a trajetória musical de Vinicius de Moraes entre 1956, época do lançamento do disco dedicado à trilha sonora da peça Orfeu da Conceição, e 1980, ano de sua morte e dos últimos discos feitos com Toquinho.

A lista de discos cobre os LPs em que Vinicius participa como intérprete, seja de canções e poemas seus, seja de canções de terceiros. Não foram incluídos discos dedicados à obra do compositor sem sua presença como intérprete, nem compactos.

A discografia de Vinicius tem algumas especificidades: há discos dedicados apenas aos seus poemas, discos em parceria com outros compositores e intérpretes de canções que não as suas, discos com muitos temas instrumentais (trilhas sonoras para teatro, cinema e televisão), discos com pout-pourris de várias canções em apenas uma faixa e vários discos ao vivo. Há também uma repetição de canções clássicas em diferentes momentos de sua carreira. 

O que o site apresenta é uma seleção dos principais discos de sua carreira, dentre algumas ausências e especificidades de um compositor que aliou parcerias, poesias e uma vida entre os livros e os palcos. 

Todas as letras creditadas a Vinicius de Moraes e parceiros foram retiradas de Vinicius de Moraes: poesia completa e prosa: volume único (org. Eucanaã Ferraz). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.