voltarMovie

Ambição mortal

Última Hora , 12 de Março de1951

Mais uma vez, com a apresentação desta nova película, confirma-se a falta absoluta de bons argumentos cinematográficos. 

Ansiosos por fugir aos temas simples, temendo o lugar-comum, os diretores menores de Hollywood procuram enveredar por caminhos que raramente levam a um bom resultado, como no caso de Ambição mortal, um filme completamente inverossímil.
 
A idéia de que possa haver no mundo dois seres tão absolutamente idênticos, que não são ligados por qualquer parentesco, com mesma voz, altura, cor de cabelo, os mesmos olhos, etc., é totalmente ridícula. E mesmo que houvesse tal fenômeno, dificilmente se enganariam os parentes mais próximos, e muito menos a esposa do fenômeno em questão. 

Pois muito bem. Não contente de querer nos impingir uma "raridade" dessas, a história joga o nosso querido sósia no filme exatamente no momento em que o vilão da fita anda à procura de um gêmeo para a sua vítima! É um pouco forte. 

Richard Bore, o diretor da fita, merece louvores discretos. Soube tirar partido das situações dramáticas, e consegue manter um clima de "suspense" e interesse do princípio ao fim. E Kent Smith, que é um artista pobre mas sóbrio, desempenha com correção o seu papel. Quanto à Viveca Lindfords, se bem que bonita, está completamente inexpressiva, adotando o mesmo tom de sua compatriota miss Ingrid Bergman. Janis Paige é uma morena enorme que só faz passear pelo filme (até a metade, bem entendido) com a sua cara esfingética, até ser convenientemente assassinada pelo vilão Robert Douglas, cujo trabalho está piorando a cada dia. 
O castelo onde se desenrola o filme é em grande estilo, lembrando a casa de Rebeca, pois também se ergue sobre um penhasco, o que muito facilita a tarefa do bandido de fazer desaparecer suas vítimas jogando-as lá do alto dentro do mar. 

Em suma, se quiserem passar hora e meia de "suspense", se não forem exigentes demais (meu caso) ou muito sofisticados demais (como alguns jovens amigos meus), vão ver Ambição mortal. Ah, esses títulos em português.