volverMovie

A semana em cartaz

Última Hora , 17 of Diciembre of 1951

A semana cinematográfica que se anuncia é destas que, sem chegar a encher as medidas, levanta o moral de um cronista. Não há nada que se pareça com um Luzes da cidade, mas há pelo menos três filmes muito acima da média: Deus necessita dos homens, com o grande Pierre Fresnay, Rio escondido, com os cineastas mexicanos Fernandez e Figueroa, e Três destinos, com um excelente cast inglês, sobre três famosas novelas de Somerset Maugham. Tive oportunidade, há cerca de ano e meio atrás, de ver este último filme, e posso garantir que embora não dando para fazer os fãs urrarem de alegria é um celulóide sério e bastante bem dirigido pela dupla Annakin-Harold French. Trio, que é como ele realmente se chama (e não chego a compreender bem a razão da mudança de título em português), nos dá do melhor Maugham - esse Maugham por vezes raro e ultra-sensível - interpretado por atores do melhor nível inglês. Estou certo de que não haverá um só homem nesta cidade que não vá literalmente morrer de amor por Jean Simmons, que tem o papel principal na última história. 

Por outro lado o trailer de Dieu a besoin des hommes, que vi no Rian, deu-me enormes esperanças com relação ao filme. Achei Fresnay, em duas ou três cenas, absolutamente soberbo - e foi apenas um instante. Essa pequena mostra me faria casar qualquer dinheiro no filme; tenho que ele vai ser a melhor coisa da semana. Trio certamente ganhará dele ou de qualquer outro cartaz em matéria de popularidade, mas isso vai por conta da sofisticação de Maugham, que faz parte dos tempos que atravessamos. 

Além desses, num plano menor, há Calúnia, nos Metros, e acredite ou não - A deusa da floresta, com Dorothy Lamour. Mas não é nada que estão pensando, não. Eu menciono o filme é por causa de Henry King, o seu diretor - um veterano que já tem sido, por várias vezes, um grande cineasta. 

Dizer que houve um tempo em que se podia ir, tranqüilamente, a dois ou três cinemas por semana; certo de que se ia ver filmes da categoria dos primeiros citados... Toda semana, está bem? Pensem nisso, e vejam se não dá vontade de pulverizar Hollywood em seguida.